O desafio dos monstros – parte 1

desafio-1_abertura.png

Este jogo, “O desafio dos monstros” (ou Monster Wrestling no título original), é um dos seis jogos que integram o livro Weird Computer Games. Todos eles são programas curtos, escritos totalmente em BASIC, de mecânica simples e compatíveis com os computadores Acorn BBC/Electron, Apple II, Commodore 64/VIC-20, TRS-80 Color e ZX-Spectrum — cada listagem contendo um apêndice com as instruções necessárias para adequá-lo à sintaxe/capacidades do interpretador em cada modelo.

Este livro foi escrito por Jenny Tyler e Chris Oxlade e editado em 1983 pela Usborne Publishing na Inglaterra. Em 1984 foi publicado no Brasil pela Editora Lutécia sob o título de Programas de Jogos de Terror, com o suporte aos computadores fabricados pela Acorn removido e acrescentadas instruções para compatibilidade com computadores MSX¹, PC, TRS-80 e até mesmo o TK-2000.

(¹) Algo curioso já que o MSX só foi lançado oficialmente no Brasil na segunda metade de 1985.

Como é o jogo?

Ao invés de explicar o jogo, republicarei a descrição dele mesmo das páginas do livro:

O Desafio dos Monstros

Lutar com monstros é um esporte perigoso! Pior para você, que se prepara para enfrentar alguns dos monstros mais ferozes do Universo. Para isso, terá que usar toda a sua agilidade mental. Deverá calcular, por exemplo, o esforço muscular necessário para deter o monstro, o que implica multiplicar o tamanho do monstro pela distância a que ele se encontra de você.

Se os números parecerem muito difíceis, você pode apertar o Botão de Pânico (tecla P). Nesse caso, terá que calcular a quantidade de adrenalina de que o seu corpo necessita para sobreviver à crise, dividindo o aumento do ritmo cardíaco pelo consumo de oxigênio. Cuidado, porém, para não usar demais o Botão de Pânico, ou poderá forçar o coração e perder os sentidos.

Para vencer o desafio, você terá que sobreviver a 12 rounds, cada um contra um monstro diferente.

Após a leitura da descrição/instruções do jogo já é possível entender que é um exercício de multiplicação e de divisão de números inteiros. Não há gráficos ou sons, apenas mensagens de texto descrevendo na tela o que está acontecendo.

O que torna o jogo realmente divertido é o tempo curto para dar as repostas.

O programa…

O programa, tal qual está listado no  livro, é este aqui:

Exceto pelas mensagens traduzidas é o mesmo código nas duas edições do livro — apenas desconsiderando, claro, que a versão nacional o código está escrito no BASIC dos computadores TRS-80 level II enquanto que a edição inglesa usa o BBC BASIC dos computadores fabricados pela Acorn².

Claro, por ele ser escrito de forma genérica acaba sendo mais extenso do que o necessário e é aqui que começa o desafio, ou melhor, desafios pois resolvi:

  • Transcrevê-lo para outra linguagem de programação, neste caso, Python e
  • Reescrever o código em BASIC para aproveitar melhor os recursos do MSX-BASIC³

E nos dois casos, mantendo a mesma interface e sem introduzir novas funcionalidades ou recursos.

(²) De acordo com o livro está em “standard BASIC“.

(³) Pois é, do jeito que está ele roda no MSX mas algumas coisas poderiam ser feito de um modo bem mais simples (e rápido).

Fim desta parte

Antes de terminar, em 2016 a Usborne Publishing disponibilizou tanto o Weird Computer Games como outros títulos lançados por eles na década de 1980 para download e, especificamente no caso da edição brasileira, a versão digitalizada dela pode ser baixada no Datassette.

E até a versão em Python! 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “O desafio dos monstros – parte 1

  1. Pingback: O desafio dos monstros – parte 2 | giovannireisnunes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s