Nohzdyve para MSX

nohzdyve-1_abertura

Esta é a versão para MSX do jogo de ZX Spectrum Nohzdyve, escrito por Matt Wescott para ser liberado como easter egg do episódio Bandersnatch da série Black Mirror, e que foi feito do zero para justamente responder minha própria pergunta: “Eu poderia escrever jogos (para MSX) usando algo como a arquitetura MVC?”

Bem, tecnicamente este jogo é a resposta… 🙂

TL;DR Baixar e jogar!

 

O código fonte do jogo está disponível no GitHub e lá você pode tanto baixá-lo como também clonar o repositório para fazer tudo aquilo que sua imaginação desejar (e a GPL 3.0 permitir, claro). Para montar o jogo você precisará tanto do Pasmo como também da versão 3 do Python.

Nohzdyve, o jogo

nohzdyve-1_jogo

Diretamente da página de “tributo” da Tuckersoft:

Você está despencando rápido do céu! Colecione olhos e evite os prédios e outros perigos. Perfeição é a chave. Este foi um jogo cinco estrelas de ninguém menos que Colin Ritman.

E é isto!

Como montar

Primeiramente, você precisará clonar o repositório git e também instalar o GNU Make, Pasmo e Python 3.x. Opcionalmente você pode também instalar o tanto o OpenMSX e a C-BIOS mas não é obrigatório.

Dentro do diretório “./src” digite make bin para gerar uma versão em binário (para carregar no MSX-BASIC usando BLOAD), make rom para produzir um arquivo ROM (para emuladores ou carregadores em MSX-DOS) ou make all para gerar ambos.

Como jogar

O jogo já está disponível no GitHub tanto nos formatos de binário como também de ROM. Baixe o arquivo desejado e transfira para seu MSX, o jogo requer um modelo com no mínimo 16 KiB de RAM e funciona tanto em modelos com 50Hz como 60Hz.

Você pode utilizar tanto o teclado como também o joystick conectado na porta 1 para jogá-lo.

Caixa de ferramentas

Esta é a lista das ferramentas utilizadas para escrever este jogo:

Considerações finais

Por enquanto é só! Assim como o jogo, que só tem 8 KiB, preferi manter este anúncio propositalmente curto — aliás, também optei por não mexer nos gráficos e cores originais da versão do speccy. E qualquer dúvida sobre o jogo, basta perguntar.

Boa diversão e até!

4 comentários sobre “Nohzdyve para MSX

    • Pois é, ficou muito legal e é justamente o que você escreveu, desenvolver para MSX (ou qualquer outra arquitetura clássica) utilizando as técnicas existentes hoje, revendo o desenvolvimento do Nohzdyve eu me dei conta que até algo parecido com meta programação foi utilizada (a geração dinâmica das “variáveis” usadas no jogo).

      Curtir

  1. Pingback: Netflix Bandersnatch’s ZX Spectrum game ‘Nohzdyve’ gets MSX version – Vintage is the New Old, Retro Games News, Retro Gaming, Retro Computing

  2. Parabéns, ficou fantástico! E não falo só do jogo mas também (e sobretudo) do “ecosistema” de desenvolvimento.

    Curtir

Os comentários estão desativados.