Arrays em Bash

arraysbash_abertura

Todos sabem que o Bash possui suporte a variáveis e que estas podem ser sequências de caracteres — strings — ou então números inteiros mas o que poucos sabem (ou se esquecem as vezes) é que também há suporte para arrays.

O que acaba sendo bastante útil, aliás, para economizar o uso awk, cut ou sed dentro dos scripts.

Criando um array

Existem duas formas de criar um array em Bash, a primeira é bastante parecida com diversas linguagens:

$ MEU_ARRAY=()

Enquanto que a outra utiliza o comando declare:

$ declare -a MEU_ARRAY

Não existe diferença entre usar um método ou outro e em ambos é possível já preenchê-lo. Utilizando a forma direta:

$ MEU_ARRAY=('A' 'B' 'C' 'D' 'E')

ou usando o declare:

$ declare -a MEU_ARRAY=('A' 'B' 'C' 'D' 'E')

Ambos criarão a mesma estrutura de dados.

Acesso aos elementos dentro do array

Para acessar os elementos basta indicar o nome da variável seguido do seu número de ordem dentro do array:

$ echo ${MEU_ARRAY[2]}
C

Aí vale a lembrança de que no caso específico dos arrays é necessário colocar a variável entre colchetes — {...} — caso contrário o Bash entenderá algo completamente diferente:

$ echo $MEU_ARRAY[2]
A[2]

Os sinais de arroba — @ — ou asterisco — * — são usados para se fazer referência a todos os elementos dentro do array:

$ echo ${MEU_ARRAY[@]}
A B C D E

ou (e aproveitando para variar um pouco os exemplos):

$ for I in ${MEU_ARRAY[*]}; do echo -n "${I} "; done ; echo
A B C D E 

E aqui funcionando de forma idêntica, tal qual acontece com os ${@} e o ${*} em argumentos passados pela linha de comando.

Editando, incluindo e removendo elementos

Para editar um elemento já existente basta alterá-lo diretamente:

$ MEU_ARRAY[2]='K'; echo ${MEU_ARRAY[@]}
A B K D E

Para acrescentar um novo elemento ao array apenas utilize um índice vazio:

$ MEU_ARRAY[5]='F'; echo ${MEU_ARRAY[@]}
A B K D E F

Aliás, o Bash criará um array sempre que você declarar uma variável com esta sintaxe:

$ QUALQUER_COISA[999]="Teste"; echo ${QUALQUER_COISA[@]}
Teste

Para remover um elemento indique seu índice:

$ unset MEU_ARRAY[2]; echo ${MEU_ARRAY[@]}
A B D E F

O comando unset não rearranjará o array, ou seja, os índices continuarão os mesmos e somente o elemento de índice 2 é que deixará de existir:

$ for ((I=0;I<5;I++)); do echo "${I} -> $( test ${MEU_ARRAY[${I}]} \
  && echo "Existe" )"; done
0 -> Existe
1 -> Existe
2 -> 
3 -> Existe
4 -> Existe

Pela mesma lógica, remova todo o array com:

$ unset MEU_ARRAY; echo "-${MEU_ARRAY[@]}-"
--

Neste caso ele deixará totalmente de existir.

Dimensões do array e outras coisas…

Como saber o tamanho — o número de elementos — de um array? Basta usar a cerquilha — # — no começo do nome da variável — o mesmo método usado para se obter o tamanho de uma string.

$ MEU_ARRAY=('A' 'B' 'C' 'D' 'E'); echo ${#MEU_ARRAY[@]}
5

Quando um elemento é apagado com quantos itens ele fica?

$ unset MEU_ARRAY[2]; echo ${#MEU_ARRAY[@]}
4

Neste caso pode ser útil recuperar os índices válidos para identificar os “buracos” dentro do array, com o auxílio do ponto de exclamação — ! — no começo do nome da variável:

$ echo ${!MEU_ARRAY[@]}
0 1 3 4

Ou reorganizá-lo completamente:

$ echo ${MEU_ARRAY[@]}; echo ${!MEU_ARRAY[@]}
A B D E
0 1 3 4
$ MEU_ARRAY=( ${MEU_ARRAY[@]} )
$ echo ${MEU_ARRAY[@]}; echo ${!MEU_ARRAY[@]}
A B D E
0 1 2 3

Caso os índices não sejam assim tão importantes — sim, neste caso o array está sendo recriado.

Também é possível “fatiar” o array pegando determinados elementos dele. Para recuperar todo o array a partir do n-ésimo elemento use o sinal de dois pontos — : — seguido da posição desejada:

$ echo ${MEU_ARRAY[@]:2}
D E

Para indicar o número de elementos a recuperar basta complementar com outro sinal de dois pontos:

$ echo ${MEU_ARRAY[@]:1:2}
B D

É possível usar valores relativos e assim recuperar o último elemento do array:

$ echo ${MEU_ARRAY[@]: -1}
E

Neste caso o espaço é importante para que o Bash compreenda o número. E para saber o índice do último elemento é possível usar:

$ echo ${#MEU_ARRAY[@]: -1}
4

O que permite se retornar ao exemplo de inclusão de elementos e definir uma forma automática de acrescentar elementos:

$ MEU_ARRAY[ (( ${#MEU_ARRAY[@]: -1}+1 )) ]="Z"
$ echo ${MEU_ARRAY[@]}
A B D E Z

E assim ter certeza de que um novo elemento estará usando um próximo índice disponível.

Finalizando

E para encerrar o mesmo aviso dado no caso das expressões regulares. Quem tem suporte a arrays é o Bash, (“/bin/bash”), e não o Dash (“/bin/dash”) que, no caso da Debian/Ubuntu em algumas outras distribuições, é quem responde pelo comando “/bin/sh”.

$ sh -c "MEU_ARRAY=('A' 'B' 'C' 'D' 'E')"
sh: 1: Syntax error: "(" unexpected

Portanto seu script deverá começar, por segurança, sempre com #!/bin/bash ou então com #!/usr/bin/env bash no caso do Bash não estar em seu lugar “habitual”.

Até!

4 comentários sobre “Arrays em Bash

  1. Pingback: Manipulação de strings em Bash | giovannireisnunes

  2. Pingback: Declaração de variáveis no Bash | giovannireisnunes

Deixe um comentário

