Screenshot do dia…

ximian_gnome

Na verdade o título deveria ser “screenshots do dia” já que tem também este aqui:

Gnome_MacOS_Style

A data na primeira imagem é de 13 de novembro de 2001 e a segunda é de um pouco anterior, de 24 de outubro de 2001. E ambos estão rodando o Ximian Desktop em Debian.

Agora um pouco de história, houve um tempo, antes de cuidar da iniciara Xamarin, que Miguel de Icaza tocou uma empresa chamada Ximian, focada em oferecer uma solução de desktop corporativo em Linux, que foi comprada em 2003 pela Novell. Inicialmente ela trabalhou com três produtos: Ximian Desktop, Ximian Evolution e Red Carpet.

O primeiro consistia em uma customização da versão 1.4 do Gnome Desktop e algumas outras aplicações, o segundo foi criado lá mesmo e hoje é simplesmente o Evolution enquanto que o terceiro, também criação própria, era um gerenciador de pacotes que também permitia a instalação de programas (gratuitos e pagos) fornecidos pela própria Ximian — algo como é hoje o Central de Programas do Ubuntu ou as lojinhas de aplicativo como Google Play & cia.

Interessante é que eu achava que o Red Carpet tivesse sido descontinuado e esquecido mas pesquisando a respeito descobri que depois da aquisição ele foi assimilado dentro do coletivo ZENworks da Novell.

E claro, foi na Ximian que nasceu o Mono.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s