A loja certa

appStore_1

Olhando a divulgação de um determinado aplicativo reparei que constavam dois códigos QR para baixá-lo; um código para dispositivos Android e um outro para iOS. Aliás uma abordagem pouco prática pois eventuais versões para Firefox OS, Tizen, Ubuntu, Windows Phone etc significariam novos QR apontando para a respectiva loja de aplicativos.

Daí fiquei pensando se não seria (bem) mais simples utilizar um único código QR apontando para uma página específica que, dotada da inteligência necessária, direcionaria o usuário ao lugar correto. Então escrevi algo implementando a ideia.

Claro que com certeza alguém já pensou neste problema e até fez algo melhor mas eu quis criar minha própria visão da solução. 🙂

appStore.js

É simples, o dispositivo acessa uma página específica e carrega um programa em Javascript que cuida de detectar qual a plataforma do dispositivo. Ao identificar é feito o redirecionamento para a respectiva loja de aplicativos ou então, no caso de não conseguir, envia para uma página padrão.

Estou utilizando uma biblioteca própria, a Detect.js, para cuidar da identificação da plataforma do navegador.

appStore.html

Um pequeno arquivo HTML contém a inteligência necessária:

A configuração fica dentro do objeto “destSites” e simplesmente é a correlação entre plataforma e a a página da aplicação na respectiva loja de aplicativos.

Como eu não tenho um um aplicativo para fazer meu exemplo recorri à versão móvel do WordPress que tem versões para Android, Firefox OS e iOS. E se não conseguir identificar, direcionará o usuário para o WordPress.com.

 

Para finalizar bastaria deixar um link apontando para esta página ou então gerar um — apenas um! — código QR apontando para lá.  🙂

Um comentário sobre “A loja certa

  1. Pingback: A loja certa - Peguei do

Deixe um comentário

