Expandindo imagens de disco no VirtualBox

VDI-1_Disco

Durante os testes com o Juju percebi que (1) não só estou precisando aumentar a quantidade de RAM do meu computador como também (2) preciso parar de ser tão conservador na hora de definir o tamanho das imagens de disco: os 16 GiB que tinha reservados rapidamente se esgotaram.

A solução mais prática é expandir o tamanho da imagem mas como fazer se esta opção aparentemente inexiste no gerenciador do VirtualBox?

VBoxManage

Diversos recursos do VirtualBox não estão acessíveis a partir do gerenciador gráfico bonitinho padrão. Por exemplo, sabia que é possível mapear um dispositivo PCI diretamente para uma máquina virtual? Felizmente existe o VBoxManage que faz tudo aquilo que o gerenciador gráfico do VirtualBox faz e ainda um conjunto de outras coisas  muito interessantes.

Por exemplo, para redimensionar uma imagem de disco, basta usar:

$ VBoxManage modifyhd Ubuntu_64_Juju.vdi --resize 32768
0%...10%...20%...30%...40%...50%...60%...70%...80%...90%...100%

E pronto, imagem de disco redimensionada:

VDI-2_Disco

Aliás, esta parte é a mais fácil do processo, a segunda é específica  do sistema operacional que se está utilizando (e que aliás, independe do hipervisosr).

Tanto MacOS X quanto Windows Server (falo do 2008 em diante) conseguem redimensionar o tamanho das partições com o sistema em execução. Outros sistemas UN*X like e o próprio Linux também o fazem, mas isto dependerá de como e de que maneira você particionou o disco.

Redo Backup & Restore

Para facilitar não estou usando LVM e coloquei tudo em uma partição única — mais uma coisa para incluir na lista: (3) prestar atenção no particionamento, até mesmo das máquinas descartáveis… mas agora é tarde 😦

Hora de recorrer ao Gnome Partition Editor, ou GParted para (re)organizar o disco. Felizmente ele está disponível nas mídias de instalação de várias distribuições mas eu acho mais rápido chegar até ele usando o Redo Backup & Restore.

VDI-4_GParted

Aliás o Redo é algo muito útil para se ter por perto — além das opções de copiar e restaurar uma instalação ele contém uma série de outras ferramentas como o gerenciador d LVM (“Logical Volumes”) e até mesmo um navegador web (o  Chromium).

Então é desabilitar a partição de swap (/dev/sda5), mover a partição estendida (/dev/sda2) e tudo que nela se encontra para o final do disco, redimensionar a partição “/” (/dev/sda1) e aguardar tudo terminar.

VDI-5_GParted

Daí é reiniciar a máquina virtual, deixar carregar o sistema operacional e verificar que o incremento foi um sucesso…

VDI-6_funcionando

…e claro, esperar para ver quanto tempo o Juju levará  para “comer” estes 16 GiB adicionais. 🙂

Atualização : Após a instalação de três serviços o espaço extra novamente acabou e tive de redimensionar mais uma vez. Agora deixei um “disco” de 128 GiB.

Anúncios

2 comentários sobre “Expandindo imagens de disco no VirtualBox

  1. Pingback: Expandindo imagens de disco no VirtualBox - Peguei do

  2. Pingback: Controle de banda no VirtualBox | giovannireisnunes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s