Jogos Legais, tomo III

jogos-3_whichwayisup2

Voltando com a terceira parte da tal lista dos tais “jogos legais” e não necessariamente, diga-se de passagem, em Linux . Desta vez um conjunto de estilos que as vezes se misturam tanto que é melhor deixar assim: estratégia, plataforma e puzzles!

Monsterz

jogos-3_monstez

Instalei este cara por pura curiosidade e quando dei conta algumas horas haviam se passado. O objetivo é simples, formar sequências horizontais ou verticais de no mínimo três monstrinhos de mesma cor (sim, há milhões de jogos com esta mecânica). Foi escrito por Samuel Hocevar em Pygame, possui gráficos bem coloridos, boa música de fundo, efeitos sonoros e (claro) monstrinhos carismáticos! Apesar da aparência inocente é um jogo viciante.

http://sam.zoy.org/monsterz/

 Frozen Bubble

jogos-2_frozen_bubble
Sei que estou correndo o risco de parecer repetitivo por citar Frozen Bubble mas farei. Deve ser um dos maiores consumidores de tempo livre que conheço e também seguindo a mecânica de juntar cores iguais. Aqui deve-se derrubar as esferas (ou “bolhas congeladas”) formando sequências de três ou mais da mesma cor — daí o arranjo cai e derruba tudo que estiver preso a ele, você se sente feliz, quer derrubar mais e no final diz que pode parar quando quiser. Foi escrito por uma verdadeira equipe (ver nos créditos) em Perl com SDL.

http://www.frozen-bubble.org/

Menção Honrosa I — Sienna é escrito em Lua, usa o framework LÖVE e é um jogo de plataformas de um botão só — sim, a única coisa que se deve fazer é saber pular na hora certa, como na série de jogos de endless running mas com duas dimensões — tão viciante quanto o dos monstrinhos do Monsterz ou BIT.TRIP RUNNER. Uma pena estar inconcluso.

Which Way is Up?

jogos-3_whichwayisup1

Esta lista começou justamente por conta deste sujeito, Em Which Way is Up você tem de guiar um sujeitinho orelhudo chamado “Guy” em um estranho labirinto para procurar as chaves de casa. O diferencial deste jogo de plataformas está justamente no comportamento das plataformas, as alavancas fazem com a tela inteira gire 90° mudando totalmente a perspectiva, posição dos objetos e dos inimigos.

http://www.oletus.fi/static/whichwayisup/

Menção Honrosa II — Quem usa Gnome, ou algum outro ambiente baseado em GTK, talvez até já tenha instalado o Lights-Off e nem saiba. O objetivo é apagar todas as luzes em uma matriz de 7×7, cada elemento selecionado inverte o estado dele (ligado para desligado ou desligado para ligado) e de seus vizinhos de cima (0,-1), baixo (0,1), esquerda (-1,0) e direita (1,0).

E a lista está quase acabando, falta apenas mais uma. Todos aqui estão disponíveis na Debian e Ubuntu e com certeza será fácil achar uma versão em RPM para as demais. O Siena pode ser baixado na página do desenvolvedor, é um arquivo único, mas não se esqueça de instalar o LÖVE antes!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s