Faxina no /boot

Acompanhe também a errata!

OldKernelCleaner

Você vai simplesmente confirmando as atualizações automáticas no seu desktop Ubuntu  e um dia se depara com uma lista quase interminável de opções de boot do GRUB. Já que cada atualização do kernel (os pacotes “linux-image-…”) vai deixando a versão anterior por lá. Estes arquivos não são apagados automaticamente, não atrapalham no funcionamento do sistema mas consumem espaço em disco.

E como não dá para simplesmente executar um “dpkg –purge linux-image-*” resolvi escrever um programa em bash para cuidar da tarefa de apagar o que realmente não é mais necessário. Ele verifica o que está instalado, preserva versões anteriores (“vai que…”) e monta a linha do apt-get para a remoção de tudo de uma vez

Daí é copiar & colar a linha do apt-get e deixar ele e o dpkg cuidarem de fazer a faxina (que poderá demorar um pouco já que em cada remoção o grub é reconfigurado e alguns módulos podem ser recompilados). Por padrão, resolvi manter as últimas três versões instaladas, mas é configurável e de propósito travei a validação e ele só funciona no Ubuntu.

Fica como exercício para quem quiser alterar o código para deixá-lo funcionar na Debian e, se for o caso, em outras distribuições nestas e submeter a alteração lá no GitHub — dica, o nome do pacote é o mesmo.

Apenas para matar a curiosidade, a tela acima é de um exemplo real. A faxina demorou 10 minutos e liberou quase que 4 GiB de espaço em disco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s